Além da aposentadoria pelo INSS, existem outras opções de previdência para quem deseja garantir um futuro tranquilo e sem preocupações financeiras. Uma dessas opções é a previdência privada.
A previdência privada é um tipo de investimento onde você paga uma quantia mensal para uma instituição financeira, que se encarrega de gerenciar os recursos e aplicá-los em diferentes modalidades de investimento, como renda fixa, renda variável, entre outras.
Existem dois tipos de previdência privada: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). O PGBL é indicado para quem faz a declaração do imposto de renda completa, enquanto o VGBL é indicado para quem faz a declaração simplificada ou é isento do imposto de renda.
Uma das vantagens da previdência privada é que ela permite que o investidor faça aportes mensais ou pontuais, de acordo com sua disponibilidade financeira. Além de escolher a data de início do recebimento do benefício, de acordo com as necessidades de cada pessoa. Sem contar que os recursos investidos são corrigidos pela inflação, o que garante uma rentabilidade real no longo prazo.